quinta-feira, 9 de julho de 2015

Nintendo 3DS: Desbloqueio com CFW RxTools sem Flashcard para Firmware até 9.2!


OLÁ!


PESSOAS, AGRADEÇO AO CARINHO DE QUEM USOU MEU ANTIGO TUTORIAL E GOSTOU, DEDIQUEI MUUITO TEMPO PRA DEIXAR ELE FÁCIL DE ENTENDER.

Porém, como a vida não é fácil e eu não faço isso pra ganhar dinheiro nem nada, o tutorial ficou abandonado, e para muitos já não funcionava mais.

Não vou fazer um novo, pois alguém com mais tempo livre fez um muito, mas muito bom.

Abaixo, segue o link para o tutorial mais novo e sempre atualizado pela comunidade!:



Esse tutorial instala um CFW mais recente, melhor, e baseado no ARM9LOADERHAX, ou A9LH, aonde seu 3DS já liga desbloqueado, muito mais rápido e com 100% de sucesso!


E uma super dica! Após instalar tudo, instale a CIA do freeShop, veja o post dedicado ao freeShop aqui no Blog!




O que é o freeShop?
Um programa que lhe permite baixar os jogos diretamente no 3DS, eles são baixados direto dos servidores da Nintendo! Muito bom, e bem amigável e fácil de atualizar, pode atualizar seus jogos e baixar DLC diretamente dele!!:)





OFEREÇO SERVIÇOS DE DESBLOQUEIO TAMBÉM!

MAIS INFORMAÇÕES, AQUI:






Atenção para esses avisos!

O tutorial está desatualizado, mas ainda é ótimo. Atualizarei tudo quando sair o RxTools 3.0 versão FINAL (atualmente está em BETA).


LOCAL PARA BAIXAR CIAS:


Atualização: Como trocar o Cartão SD interno depois de desbloquear, caso queira colocar um SD maior!
Antes de tudo: Seu Firmware tem que estar no máximo até a versão 9.2 e tem que ter também o Navegador de Internet funcionando.

Este método é para quem não tem Flashcard de Nintendo DS ou de 3DS nem qualquer outro jogo e quer destravar o Nintendo 3DS.


Clique aqui para baixar um Pacote com arquivos necessários que usaremos. Inclui arquivos que não se acha normalmente por aí como o necessário slot0x25KeyX.bin



A uns tempos eu demonstrei o meu New Nintendo 3DS XL desbloqueado com Gateway, na época aquele era o método mais recente e era o único também.


Hoje em dia não é necessário ter um Gateway nem qualquer outro Flashcard para desbloquear o seu Nintendo 3DS.

Vou mostrar nesse post como desbloquear o seu Nintendo 3DS completamente para rodar QUALQUER jogo sem gastar nem 1 centavo!

Mas note que nesse post estamos falando do modelo comum de Nintendo 3DS, conhecido também como O3DS (original 3DS) e não o New Nintendo 3DS.

Um resumo do que faremos:
1- Deixaremos seu 3DS na versão 4.x, se ele já está na versão 4.x perfeito, se não faremos Downgrade.
2- Formatação da EmuNAND.
3- Instalação do Custom Firmware RxTools.
4- Atualização da EmuNAND.
5- Instalação de Instaladores de .CIA
6- Demonstração de como converter e instalar Jogos.

____ COMEÇANDO

Primeiro de tudo, no momento, seu Nintendo 3DS tem que estar no MÁXIMO até o Firmware 9.2. Acima de 9.2 você só terá a opção de usar o Sky3DS, que é um Flashcard bem caro por sinal que simula uma fita original.

Se seu Nintendo 3DS está até o Firmware 4.5, não precisaremos fazer o Downgrade, mas se está acima de 4.5 e no máximo 9.2, faremos o Downgrade para facilitar muito o Desbloqueio.

Entre no navegador e tente abrir qualquer site.

Caso o Browser (Navegador da Internet) peça para ser atualizado para ser usado, no momento você não poderá fazer nada se estiver acima do 4.5. Caso esteja na versão 4.5 ou abaixo, poderá contornar isso com um Flashcard de Nintendo DS que funcione no seu 3DS, mas este tutorial é para quem não tem Flashcard de Nintendo DS (R4 por exemplo) que funcione no 3DS.

Recomendo a leitura desse post para o usuário entender melhor sobre os Entry Points e Exploits: http://pctemp.blogspot.com/2015/08/nintendo-3ds-2ds-n3ds-entendendo-os.html

____ FAZENDO O DOWNGRADE PARA 4.X

Esta primeira parte do tutorial é pra quem está acima da versão 4.5 e tem o Browser funcionando:

Primeiramente no seu PC vá ao site do Gateway, http://www.gateway-3ds.com/,  vá em Downloads e baixe a versão mais recente deles, atualmente pra mim é a 3.4 Ultra.
Baixe também o Pacote de Downgrade chamado Downgrade File Sets, de acordo com a Região do seu Console, por exemplo, 3DS Americano baixe o pacote USA.

Pegue o Cartão SD de dentro do seu 3DS e formate ele no seu PC, apagando todo o conteúdo.

Agora abra o Firmware baixado do Site do Gateway, vá na pasta que tem o nome do Firmware e dentro terá um arquivo chamado 'Launcher.dat'. Coloque este arquivo dentro do SD na raíz do SD.

Abra o Pacote de Downgrade que foi baixado e coloque o arquivo que tem dentro (gateway.dg) dentro do Cartão SD assim como fez anteriormente.

Agora com o 3DS desligado, insira o Cartão SD dentro do 3DS e ligue o 3DS e tenha uma rede Wi-Fi configurada.

Abra o Browser do 3DS e entre no site: go.gateway-3ds.com
Segure o botão L quando ver que a tela deu uma piscadinha, ou imediatamente após clicar para entrar no Site.
Caso não funcione, apague os Cookies e limpe o Histórico do Browser nas opções, e tente de novo até funcionar.

Se tudo deu certo, você estará no Menu Gateway, nesse menu usamos o A para selecionar as opções.
Primeiramente, vamos na opção 'Backup System NAND' e então pressione START para confirmar.
Isso criará um Backup da memória interna do seu 3DS dentro do cartão SD, e o arquivo terá 1GB te tamanho. O processo é LENTO, então pode aguardar tranquilo.
Após concluir o Backup, pressione A e estaremos de volta no Menu Gateway.

Iremos agora na opção 'Downgrade Console'. Nesta opção de forma NENHUMA seu 3DS pode ser desligado ou acabar a bateria, nem remover o Cartão SD. Pressione START para iniciar o Downgrade.
O menu avisará para você pressionar A quando terminar do Downgrade, e então vamos desligar o 3DS pressionando botão direcional para BAIXO + B.

Ao ligar seu 3DS, talvez ele diga que está pronto para atualizar. CANCELE, obviamente.
Você estará agora com sua SysNAND na versão 4.2, que dá na mesma que estar na 4.5.

____ FORMATANDO A SYSNAND

Vamos agora na ferramentinha 'Configurações do console', 'Outras configurações', e vá na última página e vá em 'Formatar console'. Confirme para Formatar o seu 3DS.

Faça isso para garantir que ele está limpo e pronto para receber o Custom Firmware (CFW).

Agora que ligar seu console, configure ele como se fosse a primeira vez, mas na hora de configurar o Wi-Fi, configure mas rapidamente mova a chave lateral do 3DS para desativar o Wi-Fi assim que ele passar no teste de conexão.

Assim que terminar, desligue seu 3DS, remova o cartão SD e coloque no seu computador. Dentro teremos um arquivo chamado NAND.BIN. Copie este arquivo para o seu computador e guarde com segurança, é o Backup do seu 3DS caso algum dia algo dê errado.

Agora pode apagar de dentro do seu SD o arquivo gateway.dg e o NAND.BIN.

____ INSTALANDO O EXPLOIT MSET NA SYSNAND

Vamos agora instalar o exploit MSET no seu 3DS, o exploit MSET é usado para iniciar tanto o Gateway como o RxTools e outros CFWs, usando uma falha no perfil do Nintendo DS.
É normalmente usado um Flashcard de Nintendo DS para instalar esse exploit, mas nesse tutorial vamos ver como fazer isso sem precisar usar um Flashcard.

Dentro do pacote que baixamos no começo desse post, temos o arquivo gwcode.bin
Coloque ele ele dentro do Cartão SD.

Coloque o Cartão SD dentro do seu 3DS, ligue ele e entre no Browser, clique na ferramenta e vá em Deletar Histórico e Cookies.
Agora entre no Site: http://dukesrg.no-ip.org/3ds/rop/?LoadCode4.dat&gwcode.bin
Aguarde um tempo até o seu Browser fechar dizendo que deu um erro. É normal.

Se tudo deu certo, agora no menu do seu 3DS vá em Configurações, Outras Configurações, Perfil, e clique em Perfil Nintendo DS.

____ FORMATANDO A EMUNAND

Ao abrir o menu, dessa vez vamos em Format Emunand, e pressione START para confirmar.

Ao completar o processo de criação da Emunand, pressione A como escrito na tela e desligue seu 3DS segurando direcional para BAIXO + B.

Remova o Cartão SD e insira no seu computador.
Você vai notar que o seu cartão SD terá 1GB a menos de espaço total, pois uma partição de 1GB oculta é criada, nessa partição ficará a EMUNAND, que é uma cópia da NAND, e NAND é a Memória Interna do seu 3DS.

A Memória Interna do seu 3DS é também chamada de SysNAND e ficará na versão 4.2, mas a Emunand que é uma outra Memória Interna porém Virtual, poderá ser atualizada depois para a versão 10.0.0-27 para rodar jogos mais recentes e proteger seu 3DS de ser atualizado de forma errada que remova o desbloqueio.

____ FAZENDO O UNLINK DA EMUNAND

Agora vamos separar a sua SysNAND da EmuNAND.

Para evitar erros de coisas que vamos instalar depois sumindo da tela, vamos separar a EmuNAND, que é um clone da SysNAND, da SysNAND. Assim ela não usará as mesmas pastas no SD que a SysNAND, evitando conflitos.
Simplesmente formate a sua SysNAND como fizemos anteriormente!
Depois de formatar e configurar seu 3DS para usar, continue o tutorial!

____ PREPARANDO O RXTOOLS

Agora vamos baixar e preparar o RxTools. Vá ao site oficial, rxtools.net
Vá em Downloads e pegue a versão mais nova 2.6 no momento e talvez a última, pois o RxTools mudou de 'dono' e as versões novas sairão em outro lugar provavelmente.

Para preparar o RxTools, precisamos usar umas ferramentas que são criadas com o Python, você deverá ter Python instalado em seu computador.
Vá ao site oficial https://www.python.org/downloads/ e baixe a versão que começa com o número 2, se não não vai funcionar, e apenas instale com as opções padrão selecionadas, pode ficar tranquilo que é um Software sem nenhum tipo de programa que vai atrapalhar ou instalar sem autorização no seu computador.

Agora abra o arquivo ZIP do RxTools e extraia a pasta principal em algum lugar como por exemplo sua Área de Trabalho.
Abra a pasta 'tools' e execute o 'cdn_firm', ele irá gerar um arquivo chamado 'firmware.bin' necessário para o funcionamento do RxTools.
Pegue o cartão SD do 3DS e coloque este arquivo na raiz do Cartão SD.

Voltando da pasta 'tools', fora dela tem o arquivo rxTools.dat. Coloque ele na raiz do Cartão SD.

Lembra do pacote que baixamos antes? Coloque agora todos os arquivos e a pasta 'cias' MENOS o gwcode.bin dentro do cartão SD, na raiz.
Pode apagar o arquivo Launcher.dat

____ INSTALANDO O EXPLOIT MSET NA SYSNAND PARA CARREGAR O RXTOOLS

Agora vamos ao Nintendo 3DS.

Coloque o Cartão SD dentro do seu 3DS, ligue ele e entre no Browser, clique na ferramenta e vá em Deletar Histórico e Cookies.
Agora desta vez vá no Site: http://dukesrg.no-ip.org/3ds/rop/?LoadCode4.dat&rxcode.bin
Aguarde um tempo até o seu Browser fechar dizendo que deu um erro. É normal, de novo.

____ ENTRANDO NO RXTOOLS

Novamente, se tudo deu certo, agora no menu do seu 3DS vá em Configurações, Outras Configurações, Perfil, e clique em Perfil Nintendo DS.

Agora aparecerá o menu do RxTools e ele estará preparando o seu 3DS par ao primeiro uso com o RxTools, quando ele terminar pressione A.

Em seguida, ele irá reiniciar seu 3DS no rxMode usando a EmuNAND!

Vá em configurações e veja se a versão do seu 3DS está escrito RX3D antes da versão.
Se estiver, você fez tudo certo até agora e já está rodando o CFW e está na EmuNAND!

____ ATUALIZANDO A EMUNAND

Aproveitando que estamos aqui, vá em Outras Configurações e na página 4 vá em Atualização e, como estamos na EmuNAND, vamos atualizar ela pra versão 10.1.0-27 que atualmente é versão mais recente.
Vai demorar BASTANTEEE pois da 4.2 para a 10.1.0-27 tem muita coisa para atualizar.

Após a conclusão da atualização, seu 3DS reiniciará para a SysNAND.

____ INSTALANDO O FBI

Agora execute denovo o MSET exploit, aquele do Perfil de Nintendo DS, e segure R quando aparecer a imagem do RxTools para entrar no Menu do RxTools.

Vamos agora instalar o FBI que é um Instalador e Gerenciador de .CIAs
Arquivos .cia são o formato que os aplicativos e jogos para Nintendo 3DS são empacotados.
Instalar um .cia pode significar instalar uma atualização, um JOGO, um programa... etc.

No menu do RxTools, vá em Other Options e vá em Install FBI Over Health&Safety App e aperte Y para selecionar EmuNAND.
ANOTE a TMD Version. O meu deu v2051.
No final diz que deu um erro, isso é normal. Pressione A para sair, e B para voltar. Então START para Desligar o 3DS.

Agora vamos retirar o Cartão SD e Ligar no Computador.

Lembra da pasta RxTools que eu sugeri extrairmos na Área de Trabalho?
Volte lá e procure a parta 'fbi_injection' e entre na pasta correspondente a região do seu 3DS.
USA no meu caso e de todos que compraram um 3DS no Brasil...
E dentro da pasta, abra a pasta com a TMD correspondente aquela que o RxTools informou a pouco.
Pegue os DOIS arquivos "fbi_inject.app" e "fbi_inject.tmd" e coloque na Raiz do Cartão SD.

Novamente, coloque o Cartão no seu 3DS, ligue o 3DS e entre no Menu do RxTools executando o exploit MSET, aquele do perfil do Nintendo DS.
Segure R ao ver a imagem do RxTools para entrar no menu.

Vá denovo em Other Options e vá em Install FBI Over Health&Safety App e aperte Y para selecionar EmuNAND.
Isso irá substituir aquele programinha de Saúde e Segurança, o do triângulo Amarelo inútil, pelo FBI, que é um instalador de CIA totalmente necessário para podermos instalar jogos e programas no nosso 3DS desbloqueado.
Ao terminar, pressione A.
Volte ao menu pressionando B e vá em 'Launch rxMode in EmuNAND'.

Aparecerão alguns avisos sobre a atualização que foi feita para a versão 10.0.0-27, aceite todos os avisos e confirme que você será levado ao menu principal, e você estará na EmuNAND.

____ INSTALANDO O DEVMENU E O BIG BLUE MENU

Abra o aplicativo Informações sobre Saúde e Segurança, aquele do triângulo amarelo, e você iniciará o FBI, um Instalador de .CIAs.
Vamos agora instalar outros DOIS Gerenciadores de CIA. Porque? Para nos garantirmos. Pois já aconteceu de um .cia não instalar com o FBI mas instalar com o DevMenu ou com o BlueMenu.

Pois bem, dentro do FBI entre na pasta cias e pressione A para instalar o 'DevMenu_2x.cia' e depois o 'BigBlueMenu.cia'.

Teve algum problema e o FBI deu erro para instalar o CIA dizendo que não tinha 'database'? Simplesmente entre no eShop e saia.

Depois que terminar, pressione Home para voltar ao Menu do 3DS, e você verá pacotes de presentes, ao clicar para abrir serão os programas que acabamos de Instalar.

____ RESTAURANDO O Health&Safety App

Desligue seu 3DS agora. Ligue e entre no Menu do RxTools. Vá em Other Options e em 'Restore original Health&Safety App', Y para EmuNAND e quando terminar, A para sair, B para voltar e Launch rxMode in EmuNAND.
Feito isso, o programa de Saúde e Segurança, o do triângulo Amarelo, será restaurado. Não precisamos mais do FBI pois temos o Big Blue Menu (Title Manager) e o DevMenu.

Está tudo pronto, agora vamos para a parte de instalar jogos!!

____ INSTALANDO JOGOS E CONVERTENDO ROMS PARA CIA

Você poderá simplesmente baixar os jogos em formato .cia do site http://www.3dsiso.com/ e instalar usando Title Manager, pesquisando no SDMC e mandando instalar, ou converter suas ROMs .3ds para .cia.

Também tenho uma parte do Blog dedicada a CIAs para você baixar:
http://pctemp.blogspot.com/2016/03/baixarciasnintendo3ds.html


____ JOGANDO ONLINE

Não é necessário estar na última versão de sistema, mas sim na última versão do jogo.
Por exemplo, se o Smash existe o patch 1.5, você tem que ter ele.

Se entrar na eShop, seus CIAs piratas serão removidos.

Como baixar o Patch então?

Vários usuários do http://www.3dsiso.com/ ripam e disponibilizam os Patchs em formato .cia.
Basta baixar o Patch de lá e instalar no seu 3DS!

____ DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Ah meu Deus! Meu Cartão SD é muito pequeno! Comprei um novo maior! Como que eu transfiro tudo para o novo sem perder o Desbloqueio e a EmuNAND?
Simples, siga esse tutorial novo clicando aqui!


Nenhum jogo, cia ou coisa instalada pirata vai funcionar na se o RxTools não estiver rodando. É preciso lançar o CFW, indo no Perfil Nintendo DS para lançar o CFW.


Nunca use a SysNAND. Apenas se souber o que está fazendo!

Para jogar jogos de Nintendo DS, precisa de Flashcard de Nintendo DS. E só funciona na SysNAND, e ANTES de rodar o CFW (ou seja, ao ligar o 3DS, antes de executar o exploit). Este é nosso único uso para a SysNAND.

Depois de jogar um jogo de DS, o exploit é removido. Siga os passos que já falamos acima para reinstalar o MSET exploit para carregar o RxTools novamente.

Nunca abra o menu de gerenciar dados do Nintendo 3DS, ou seus CIAs piratas serão removidos.

Não entre na eShop, ou seus CIAs piratas serão removidos!!

507 comentários:

  1. Olá, Bruno. Grato pelo tutorial. O método acima funciona normalmente no 2DS ou apenas no 3DS original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cara tudo bem? Qual versão ele está? Vou fazer depois um para o 2DS e te aviso, as diferenças são mínimas, não é feito o downgrade do sistema da sysnand mas sim apenas do menu de configuração para que possamos lançar o RxTools usando o exploit MSET.

      Excluir
    2. Fala, Bruno! Valeu a resposta. O que ocorre é que faz um tempo que eu estava "namorando" um 2DS por ser uma opção mais econômica... Mas a sorte bateu aqui e consegui um 3DS original no 4.5 por um preço bacana! :D

      Se tu não te importares, me tira uma dúvida, por favor: posso ficar "revezando" entre esse exploit e um flashcard pra jogar NDS sem maiores problemas? Pergunto porque um cartão Gateway/Sky3DS não é lá muito barato, e pelo que vi com o Gateway também vai ter a questão de ter de reinstalar o exploit cada vez que eu me aproveitar do flashcard pra NDS, logo me parece ser mais viável comprar um R4 e repetir manualmente o teu exploit se não houver problemas a longo prazo.

      Muito obrigado! Abraços, valeu pelo blog e tutoriais.

      Excluir
    3. Opaaaa. Cara hoje não tem motivo nenhum pra ter Gateway desde que esteja até 9.2, o Gateway é inútil e Sky3DS também. E sim, o Gateway também precisa reinstalar o MSET, mas ele vem com um Flashcard de DS dispensando você entrar no Browser, e pode usar qualquer flashcard de DS sim!

      Excluir
    4. Valeu mesmo! Só pra ver se eu entendi, então (peço que não repare, mas é a primeira vez que vou rodar exploit no 3DS, estava acostumado com funcionamento original): depois de eu instalar o exploit do 3DS acima, cada vez que desligar o aparelho e retornar, ele estará na SysNAND e eu devo acionar manualmente o exploit para entrar na EmuNAND através do perfil, é isso? E no caso do R4, só poderei usá-lo desligando o aparelho e religando para entrar na SysNAND (processo no qual o exploit se perderá e deverei novamente instalar)?

      Excluir
    5. Exato! O exploit MSET só desgraça se você jogar algum jogo de DS, daí é só instalar de novo em segundos.

      Excluir
  2. Tenho um 3DS na 9.8.0-25U tem como fazer o downgrade?

    ResponderExcluir
  3. muito obg amigo eu segui seu tuto e deu td certo aki kkk, pfvr ensinai a converter para cia vey

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o tutorial :) o comentário que tinha feito era com relação a uma dúvida, mas já resolvi.

    ResponderExcluir
  5. esse tutorial é pra rodar games de nintendo ds no 3ds ou os próprios games de 3ds nele? esse tutorial é exclusivo do 3ds ou serve no xl também? comprei meu xl ontem e já quero fazer a proeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é para jogar jogos de 3DS no 3DS, e o XL é a mesma coisa, só muda o tamanho.

      Excluir
    2. No caso eu posso jogar jogos como pokemon e monster hunter 4 online?

      Excluir
  6. Ótimo tutorial! Deia eu te perguntar, esse tutu funciona pra new 3ds? E outra coisa, já tem como fazer downgrade na versão 9.9 do 3ds? Agradeço desde já :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTE tutorial é só para Nintendo 3DS/3DS XL e não para New 3DS. No momento no máximo precisa ser fiwmrare 9.2. Valeu!!

      Excluir
  7. Cara posso fazer com o 3DS XL? Ele esta na 9.0. Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Mais uma pergunta, se por desventura corromper a nand ou der brick ou algo assim, com aquele backup do inicio do tutorial eu consigo restaurar? Como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com um hardmod, consiste em soldar 4 fios dentro do 3DS e na outra extremidade um adaptador de MicroSD pra SD e ligar num leitor de SD e restaurar sua NAND.

      Excluir
  9. Amigo qual o procedimento se eu for trocar de sd? terei de fazer td outra vez?

    ResponderExcluir
  10. nao tem nenhuma possibilidade de realizar na 9.8?

    ResponderExcluir
  11. olá amigo, vou comprar um 3ds na versao 6.2.0-12u, eu poderia fazer o downgrade a partir desta versão, certo? Só pra ter certeza, vlw pelo tutorial, vlw msm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e para conectar o cartao sd no pc eu tenho que ter algum tipo de adaptador, certo? ou eu conecto o 3ds no pc para acessar o cartao sd?

      Excluir
    2. Precisará de um leitor de SD, o 3DS não conecta no PC não! :(

      Excluir
  12. Amigo, parabéns pelo trabalho!
    Duvidas: roda cia patcheada dumpeada(extraida de cartucho) quanto cia legit(baixada da eshop)?
    Rola usar um adaptador com microsd no lugar do sd ou melhor usar sd mesmo? E qual tamAnho maximo suportado pelo 3ds, sabe dizer ? Valeu

    ResponderExcluir
  13. Oi cara muito obrigado! Sim o RxTools agora oficialmente patcheia as assinaturas para rodar cia pirata ou legítima também. Pode usar sim um micro SD, na o sei lhe precisar o tamanho, mas com certeza tudo o que é SDHC deve dar certo, já que SDXC é 128GB pra cima creio que SDHC de 64GB funcione.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas respostas man, ultima dúvida, jogo EUR + Region Free, posso rodar de boa nele ? ou pode dar brick?

      Excluir
    2. Pode sim, pode instalar CIA de outras regiões.

      Excluir
  14. Segui o tutorial direitinho no n2ds funcionou ok. Só que tenho umas dúvidas:
    1- É possível carregar o rxtools pelo perfil do DS? No meu caso só consigo carregar online pelo launch.rxtools.net?

    2- Sempre que vou para a emunand os jogos voltam a ser presentes e precisam ser novamente abertos ( sei que é bobagem), mas tem como corrigir isso para ficar como no 3ds do tutorial?

    3- Encontrei várias legit cia, elas podem ser instaladas normalmente na emunand assim como as outras cias não legítimas?

    4- Se na emunand uma cia pedir para atualizar, posso aceitar a atualização e depois jogar normalmente? Essas cias podem ser jogadas online normalmente(ou deve ser evitado a qualquer custo)?

    5- Posso transferir o meu conteúdo do SD card 8gb para outro SD card de maior capacidade e utilizar normalmente ou devo reinstalar todo o rxtools de novo?

    6- Possuo um cartucho original (Pokemon Y) posso atualizá-lo e jogá-lo normalmente pela emunand (até mesmo online)?

    Ficarei grato se puder me esclarecer estas dúvidas de um iniciante.
    Parabéns pelo blog e pelo ótimo tutorial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- No 2DS terá que usar o Browser mesmo no momento.
      2- Formate a sua SysNAND, isso irá desvincular ela da EmuNAND, e não terá mais esse problema.
      3- Podem sim!
      4- Pode jogar online porém se você entrar na eShop para atualizar irá perder esses CIAs piratas instalados, então para atualizar terá que procurar uma .cia de atualização no 3DSISO, um site cheio de tretas.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruno, você poderia fazer um tutorial explicando como atualizar o rxtools pra ultima versão 3.03b?

    ResponderExcluir
  17. Bruno tudo bem?! EStou com um problema relacionado a instalação das .CIAs, Quando coloco pra instalar no BigBlueMenu chega ate 100%, mas da uma menssagem de "Import failed. File: NOME DA CIA.cia This cia is invalid, ja tentei com varios .cia, me da uma ajuda ae. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado amigo, já tentou usar o DevMenu ou o FBI para instalar o CIA?

      Excluir
    2. Tentei sim Bruno, mas consegui colocar rodar refazendo todo o procedimento de desbloqueio desde o inicio, consegui instalar 2 .cia, mas o mario kart 1.1 esta dando este erro novamente, será que pode ser erro do cia?! abração

      Excluir
    3. Outra coisa Bruno, agora qualquer .cia que coloco no SD diz ser invalid cia, mesmo as que ja tenho instalado antes, o engraçado que a mesma cia que ja estava no SD esta normal, mas pra teste copiei a mesma cia e agr a que estava ja no cartao funciona e a outra não. Muito estranho isso, poderia ser pproblema no microsd ou no adaptador?

      Excluir
  18. Eu seguro o R depois de atualizar o 3ds e nao acontece nada, alguem pode ajudar?

    ResponderExcluir
  19. Vamos por partes. Em que momento está dando esse problema? Depois de atualizar a EmuNAND? Será que você não atualizou a SysNAND sem querer?

    ResponderExcluir
  20. Cara precisava muito saber como faz donwgrad no meu 3ds ta na Versão 9.9.0.26u . ja procurei em varios sites mas nada referente a essa versao ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O destrave é só até a versão 9.2.0 amigo. Infelizmente para vc só com Flashcard por enquanto!

      Excluir
  21. Consegui cara, mas eu fiz uma caca aqui e queria formatar o meu cartão sd, mas como faço pro emunand (o arquivo oculto) ser excluido também? na hora que eu formato ele não vai junto =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formata com SDFormatter amigo, só que na hora de formatar você vai em "OPTION", e coloca FORMAT SIZE ADJUSTMENT "ON", ae só da OK e formatar.
      Abraço

      Excluir
  22. Consegui, muito obrigado. Mas eu tenho uma dúvida! Como eu fiz só um teste pra ver se iria funcionar, fiz em um cartão de 2 gb. Quais são os passos que eu tenho que fazer em outro cartão SD? Ou terei que fazer todos os passos novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? Você deverá procurar no google um programa chamado EmunandTool, o site oficial é o GBAtemp, então insira o SD no PC e use o EmuandTool para extrair sua emunand, depois use o Menu do Gateway para formatar outra emunand com o SD novo inserido. Depois insira o SD novo no PC e pelo EmunandTool injete a emunand salva nesse novo SD. O outro conteúdo que estava no SD antigo é só copiar e colar no SD novo.

      Excluir
    2. Oi tudo bem? Você deverá procurar no google um programa chamado EmunandTool, o site oficial é o GBAtemp, então insira o SD no PC e use o EmuandTool para extrair sua emunand, depois use o Menu do Gateway para formatar outra emunand com o SD novo inserido. Depois insira o SD novo no PC e pelo EmunandTool injete a emunand salva nesse novo SD. O outro conteúdo que estava no SD antigo é só copiar e colar no SD novo.

      Excluir
    3. Oi tudo bem? Você deverá procurar no google um programa chamado EmunandTool, o site oficial é o GBAtemp, então insira o SD no PC e use o EmuandTool para extrair sua emunand, depois use o Menu do Gateway para formatar outra emunand com o SD novo inserido. Depois insira o SD novo no PC e pelo EmunandTool injete a emunand salva nesse novo SD. O outro conteúdo que estava no SD antigo é só copiar e colar no SD novo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. É simples, no tutorial em um momento também estamos na 4.2 e mostro como usar o menu gateway.

      Excluir
  23. Obrigado, consegui. Estava dando erro pq não havia formatado o meu 3ds. Obrigado novamente

    ResponderExcluir
  24. Amigão, você vai ensinar como converte .3ds pra .cia? vi uns tutoriais na net mas não entendi muito bem.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Bruno, tentei trocar o rxtools.dat para a versão 3.0b3, mas dá erro, e reinicia o 3ds, vc sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei ainda não usei, recomendo ficar no último oficial pois ele rodará todos os jogos ainda.

      Excluir
    2. Não sei ainda não usei, recomendo ficar no último oficial pois ele rodará todos os jogos ainda.

      Excluir
  26. não consigo instalar jogos, não tem opção install no dev ou blue, só opção import, pelo fbi da erri e n é database... N sei i que fazer, todo processo aqui implicito eu fiz todo corretamente :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente o Import, chamamos de instalar por costume mas é Importar o termo exato.

      Excluir
    2. Mas é normal dar erro em todos os jogos? Porque demora assiduamente e sempre da erro no fim e quem baixou os mesmos jogos disse que eles funcionam no processo de desbloqueio que eles fizeram (que inclusive foi diferente, usando ip e tal, um outro método) eu sem querer na hora de instalar um jogo, cliquei em cima do blue menu, instalei de novo o blue pelo dev. Nisso sumiu o blue, como faço para reinstalar o blue?

      Excluir
    3. Demorar demora MESMO, mas erro não era pra dar. Teu SD tem espaço suficiente? O método do IP é antigo e desnecessário hoje em dia, além de muito mais complicado. Reinstale o BBM usando um instalador de Cia e instalando ele de novo.

      Excluir
    4. Tem 30,2GB, pq usou 1 pra emunand né? Tentei reinstalar o BBM pelo fbi e pelo devmenu, dá o mesmo erro.
      Import failedlevel usage 4
      Summary invalid argument
      Module nn am (32)
      Description invalid size
      Eu já tentei das duas formas, reiniciei o 3ds, desinstalei e instalei o fbi, fiz tudo como solicitado no tuto, antes ainda tentava instalar, agora não demora 1 minuto e da tela de erro quando tenha instalar jogos também.
      Antes e errar instalando o blue novamente já dava erro na instalação dos jogos, mas tentava instalar. Eu formatei o sd para f16bits, como no tito n tina implícito formato, formato com a primeira opção.

      Excluir
    5. Será que estragar o desbloqueio de propósito entrando na eshop pelo sys formatar tudo, incluindo sd e começar tudo de novo n resolve?

      Excluir
    6. Acho uma boa você ir na sysnand e ir em formatar e começar tudo de novo, com o SD removido do 3ds também, formate ele no PC.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Deu certo, refiz todo o processo, depois do DOWNGRADE e agora estou jogando xD
      Tudo perfeitamente bem ^~^

      Excluir
  27. Bruno, não consigo passar do passo em que é para entrar no site: http://dukesrg.no-ip.org/3ds/rop/?LoadCode4.dat&gwcode.bin ! O navegador não vai direto e faz o processo... Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o site estava fora do ar. Tente de novo, um usuário reportou sucesso depois de você.

      Excluir
    2. Já consegui Bruno, utilizei a câmera e foi!!! Obrigado pela atenção.

      Excluir
  28. Cara ,Me ajuda com uma coisa please ,Eu instalei zelda Majora's mask de boas mais quando tento abrir só fica em carregamento infinito(Não inicia o jogo) Já não sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil eu saber... já tentou outro .CIA?

      Excluir
    2. Parceiro atualiza a sua emunand. EMUNAND vai se confundir não hein. Alguns games só funcionam com uma versão mais recente do console. Eu instalei ocarina of time e ta de boas aqui.

      Excluir
    3. Não ,Ocarina of time roda de boa ,mais majora's mask nem roda vei...

      Excluir
  29. Amigão, tem um amigo que ta abaixo da fw 4.x, como faço pra atualizar até no maximo 4.5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Man ,acho que você teria que atualizar e depois fazer o downgrade né..

      Excluir
    2. O browser funciona? Eu atualizei o meu usando o cartucho LEGO undercover, que contem atualização pro 4.5, mas é possível por homebrew também, vou escrever sobre isso.

      Excluir
    3. funciona sim.. os jogos que tenho aki n vai pra 4.5.. qual homebrew eu uso ? tenho um r4 tb..

      Excluir
    4. Consegui atualizar usando Art Academy, agora foi pra 4.3.0-4u

      Excluir
  30. BRUNO o meu esta na 1.1.0.0.U como faço pra atualizar até no maximo 4.5 como atualizar sem ir pra
    pra 9.9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana use um cartucho original, pesquise antes nesse site qual firmware vem embutido nele:http://www.3dsdb.com

      Excluir
  31. Excelente tutorial! Tudo rodando! Porem nao consegui fazer o dowgrade da 7.2 para 4.5. Li que em aparelho que so foram atualizados via software e nunca via wifi da erro na hora do downgrade. No meu aparecia "error: failed to read data". Entao so consigo rodar o rxtools via navegador mesmo. tem outra maniera de fazer o downgrade?

    ResponderExcluir
  32. faço tudo correto mais o FBI n instala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu tive um problema com o fbi também, ele simplesmente foi renomeado sem eu fazer nada e não funcionava, apaga a pasta e extrai de novo o arquivo do winrar que deve resultar

      Excluir
  33. eu ja fiz varias vezes, colo na raiz, instalo o fbi, mais ele não instala, n sei mais o que fazer.
    não outro jeito de instalar CIAs? ou outros instaladores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vou te dizer pra tentar fazer tudo do zero novamente, formatando a sua SysNAND 4.x também. Caso não dê certo de novo, vamos investigar mais a fundo.

      Excluir
  34. Galera o meu é a versão 9.2.0-20U e Qdo chega na parte de apertar L no browser nada acontece. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  35. Mudei o idioma pra espanhol no console e agora quando eu vou no perfil nintendo ds não funciona mais =/ alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com problema parecido, depois q fiz a att da emunand, até apareceu rx3d 9.9 nas config, mas não funcionava o perfil Nintendo ds, agora nem o rx3d Ta aparecendo :/

      Excluir
    2. Qdo coloco aquele endereço no browser ele fica Exucuting... Infinitamente

      Excluir
    3. Acho q bloqueei ele de vez, né? :/

      Excluir
    4. Será que você não atualizou a sua SysNAND sem querer?

      Excluir
  36. Opa, ótimo tuto, mas preciso de ajuda. Fiz tudo até o downgrade e quando cheguei na parte "INSTALANDO O EXPLOIT MSET NA SYSNAND" eu adiciono o arquivo "gwcode.bin" na raíz do SD e entro no endereço do site, mas ele carrega uns dados e executa, aí quando vou em configurações e no perfil do DS ele não abre o menu do gateway e dá uma mensagem de erro (ao qual não sei qual é, pois meu 3DS é jp), sabe o que pode ser?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exploit que temos aqui é pra região americana. Você tem um Flashcard de DS pra facilitar o processo? Tens que instalar o exploit versão japonesa.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Consegui, até tenho um Acekard 2i, acha que é vanatagem usar ele no 3ds? Sobre troca de região ou region free, posso fazer após finalizar isso tudo que postou?

      Obrigado

      Excluir
    4. Matsu Endo como conseguiu o exploit japonês? Estou com o mesmo problema aqui.

      Excluir
  37. Com o sky3ds, eu consigo fazer downgrade acima da 9.2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o Sky apenas simula uma fita, não vai ter um exploit que engane o sistema ou hackeie.

      Excluir
  38. Amigo uma duvida, no inicio do tutorial pra poder fazer um downgrade vc manda baixar o conteudo do gateway 3.2.2 mas agora eu fui baixar e nraão tem, so tem mais atualizado o 3.4 ultra eu baixo qual versão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a mais nova sim, como eu disse no tutorial: vá em Downloads e baixe a versão mais recente deles...

      Excluir
  39. Como eu atualizo o conteúdo do gateway para 3.4 beta?

    ResponderExcluir
  40. Posha Bruno ,eu faço tudo certinho mais quando quando eu chego na hora de entrar no Perfil nintendo ds aparece "Ocorreu um erro ,Reinicie seu ..." e eu não sei mais o que faço..

    ResponderExcluir
  41. qual o tamanho máximo de SD que o 3ds suporta? to com uma de 4 gigas, to querendo por um maior, talvez um de 32 gigas, vou precisar refazer o tutorial inteiro, ou só copiar o conteudo de um sd pra outro resolve, quando eu mandar copiar ele vai copiar a emunand ou so a sysnand?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ninguem respondeu mas eu consegui dar um jeito, a solução foi baixar um programa gerenciamento de hds, com o programa eu fiz uma cópia integral do sd de 4 gigas, inclusive a partição oculta que fica a emunand, depois restaurei a copia no sd de 32 gigas copiado tudo a emunando e a sysnand, deu trabalho pq no programa de copiar o sd tinham varias opções tive que tentar várias vezes até dar certo mas deu, agora tenho um 3ds destravado CIA com sd de 32 gigas e isso é mara!!

      Excluir
  42. alguem me ajuda como faço para atualizar meu 3ds esta na 2.1.0-4u e queria ir para uma que desse para desloquear so que não tenho jogo como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  43. Ola, estou tentando iniciar o mset para entra no rxtools e assim poder entra na minha emunand. Mas depois de ter jogado ds um pouco eu nao consegui acessar o mset, esta dando erro de conexao. Oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal já resolvi, eu ainda não sei por qual motivo isso aconteceu comigo, mas a solução é muito simples, basta apenas ir na ultima opção das configurações do bowser, apagar tudo. Assim o bowser fica como se nunca tivesse sido usado antes e depois de passar pelas msgs de tutorial basta apenas digitar o endereço, http://dukesrg.no-ip.org/3ds/rop/?LoadCode4.dat&rxcode.bin q assim volta ao normal.

      Excluir
  44. Muuuuuuuuuuuuito obrigado, Bruno! Desde de 2012 que eu espero por um modo funcional de rodar jogos sem precisar de R4 e hoje, com a sua ajuda e desse tutorial, pude finalmente ver um jogo rodando na tela do meu 3DS sem gastar um centavo, principalmente de imposto.

    Para os demais, fiz todo o processo hoje, 19 de agosto de 2015 e funcionou normalmente sem maiores problemas, porem levei horas para fazer o tutorial corretamente. O jogo testado foi o jogo Harvest Moon The Lost Valley, baixado já em .cia do site 3dsiso.com

    ResponderExcluir
  45. Meu 3ds nao entra no navegador, diz que precisa ser atualizado, me ajuda pfv

    ResponderExcluir
  46. Meu 3ds nao entra no navegador, diz que precisa ser atualizado, me ajuda pfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem como resolver ainda Yanguerang... o.O

      Citação "Caso o Browser (Navegador da Internet) peça para ser atualizado para ser usado, no momento você não poderá fazer nada se estiver acima do 4.5."

      Excluir
  47. Cara no meu Ta Ver 9.9.0-26U será que da ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, tio! No sei caso você vai precisar do Flashcard Sky3DS que é uma facada, diga-se de passagem. http://lista.mercadolivre.com.br/sky-3ds#D[A:sky-3ds]

      Excluir
    2. Obrigado Edi Souza por me ajudar a responder os comentários!

      Excluir
  48. O que acontece se eu tentar fazer esse processo no meu New 3DS XL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está com firmware abaixo de 9.2?

      Se estiver não tem problema, vai funcionar normalmente... Mas se estiver em 9.3 ou acima, somente com o Flashcard Sky3DS. http://lista.mercadolivre.com.br/sky-3ds#D[A:sky-3ds]

      Excluir
  49. Bom dia, fui tentar instalar uma .cia e o 3ds se desligou e quando liguei não tinha mais nenhuma .cia, agora ele não instala mais nenhum jogo, tem como resolver ? E outra dúvida, como faço para desinstalar um jogo ?

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Tento remover jogos depois de ter instalado, mas não desaparecem do SD nem da 3DS. Sabe-me dizer como desinstalar jogos com o Title Manager, DEVMENU ou RxTools?
    Posso apagar diretamente do cartão SD? Como sei quais os ficheiros do jogo?

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. O fbi não esta instalando ,eu faço o processo como o tutorial em quando entro em Health&Safety ele abre o app padrão do 3ds.Como proceder ?

    ResponderExcluir
  54. Olá amigo, tenho o 3ds XL com a versão Ver.9.5.0-23u, posso usar o procedimento de destrave acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, desculpe, como diz o tutorial bem dito, só até 9.2! :(

      Excluir
  55. Boa tarde amigo o meu 3DSXL estar na versão 7.1.0-14U consigo desbloquear pelo esse método.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. uma duvida eu tenho um 3ds na 9.9 mais tenho o backup dele na 9.2 no menu do gateway eu consigo recuperar a nand pelo backup e ela voltar pra 9.2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mas terá que fazer o hardmod, consiste em soldar uns fios dentro do 3DS, no gbatemp.net explica como faz, pesquise por hardmod gbatemp no google.

      Excluir
  60. Olá amigo, consegui fazer o destravamento pelo seu método. Muito obrigado! Queria perguntar, eu vi que com o 3ds desse modo não dá para instalar o jogo ultimate nes remix. Dado que não dá para instalá-lo qual a alternativa então para conseguir jogar ele?

    ResponderExcluir
  61. Olá Bruno, grato pelo tuto, mais aqui está dando um erro em que o FBI não instala nenhuma CIA.

    Essa mensagem aqui:

    Install failed!
    Could not install app.
    Raw Error: 0xd9004589
    Module: FS (0x11)
    Level: Permanent (0x1b)
    Summary: Wrong argument (0x8)
    Description: Invalid databaseSave hash check failed (0x??)

    Alguma luz? Ou refaço tudo? Pois a instalação correu tudo bem, downgrade de 5.0 para 4.2, instalação do CFW Rxtools, atualização, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, ignore a dúvida acima, bastou entrar no eshop, como informou no próprio tuto, grato novamente.
      Só não vou excluir para aparecer nas buscas de quem tiver o mesmo problema.

      Excluir
  62. Respostas
    1. No momento é recomendado ficar nessa versão que é a última oficialmente. Quando sair a nova, acredito que seja só trocar o arquivo .dat principal.

      Excluir
  63. Estou com uma duvida, mesmo meu 3DS abaixo da firmware 9.2, se o browser nao funcionar eu nao consigo desbloqueá-lo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí terá que usar um flashcard de Nintendo DS que funcione no seu 3DS, mas nesse tutorial falei só sobre como proceder sem flashcard!

      Excluir
  64. Estou com uma duvida o meu ta na versão 4.2 mas não concigo fazer o Backup System NAND.

    como eu procedo??

    quando eu entrar noa parte ""Abra o Browser do 3DS e entre no site: go.gateway-3ds.com"" tem que estar na internet??

    me ajude

    ResponderExcluir
  65. Oi cara. Eu fiz tudo e deu tudo certo, porém meu SD é muito pequeno e não consigo instalar o jogo. Como eu faço para deixar o novo SD a ponto de funcionar com todo o procedimento realizado? E também os launchers que instalo eles somem, no caso o BIG BLUE MENU e o outro, eles ficam um pouco e depois desaparecem.

    ResponderExcluir
  66. Olá, parabéns pelo tutorial muito bom! Estou com uma dúvida... meu 3ds é europeu, eu posso usar o os arquivos do pacote "pctemp_pacote_cfw_o3ds"?

    ResponderExcluir
  67. cara quando atualizei minha 3ds nao ficou na versao 10.1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, é a mais nova agora, sem problemas, ainda funciona (estamos falando da Emunand).

      Excluir
  68. posso continuar o totorial o meu actualizou para o 10.1

    ResponderExcluir
  69. cara ajuda ai pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao na parte q vc dis para actualizar eu actualizei e ela foi para a versao 10.0

      Excluir
    2. e o problema e q nao consigo aceder akele menu q aperta o r para entrar

      Excluir
    3. Quando vc entrar no perfil Nintendo e abrir aquela imagem de um cara na tela superior vc tem que segurar o R, não só apertar. Fica segurando o R até aparecer o menu.

      Excluir
    4. O meu menu aparece duas frases uma para mudar a cor e outra para mudar a mensagem

      Excluir
    5. O meu menu aparece duas frases uma para mudar a cor e outra para mudar a mensagem

      Excluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia,
    Eu estou com o mesmo problema do Augusto Barbosa de não conseguir instalar o FBI.. vc recomendou a ele começar de novo e formatar a SysNand neh? Entao eu devo refazer, seguido o tutorial, a partir da parte "____ FORMATANDO A SYSNAND"? Só para ter certeza mesmo..
    Acho que o problema aconteceu pois quando fui instalar o FBI da primeira vez, eu nao fiquei segurando o botao R, so apertei, dai ele reiniciou o NDS. :/
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  72. E aew glr, bom dia, hj é 13/19/2015 o 3Ds ta pedindo pra atualizar, será que vai ter algum problema instalar a nova atualização?

    ResponderExcluir
  73. unico jeito d rodar jogos é se estiver no formato .cia? pq eu so achei o jogo q eu quero no formato .3ds e eu nao achei um jeito simples d converter o .3ds
    o jogo serio o one piece unlimited world red e meu é um 3DS europeu

    ResponderExcluir
  74. caso eu queria trocar o meu cartão estou fazendo o processe com um de 2 gbs do próprio 3ds mas vou usar um de 32 gbs nele como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só seguir esse tutorial vc extrai a nand de um cartao e injeta no outro
      http://www.maxconsole.com/maxcon_forums/threads/285550-Backup-Restore-of-Emunand-when-upgrading-replacing-SD-card

      Excluir
  75. ola, gostaria de ajuda, quando chego na parte de instalar o exploit mse na sysnand nao da certo, faço tudo corretamente, abro o browser, entro no site, espero da erro , so que quando vou acessar o perfil nintendo ds, reinicia o nintendo 3ds, o que faço

    ResponderExcluir
  76. ola galera belo trabalho segui o tutorial e deu td certinho,so n entendi uma coisa,eu vi um video em q o kra colocou varios jogos e eu so consegui colocar 2 pois qd fui colocar outro disse q esta sem espaço ,vlw ai um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tamanho que gasta para instalar é desta forma:
      O jogo tem 500 mb então você gasta 500mb para colocar o .cia no cartão e + 500 mb para instalar ele no emuNAND totalizando 1 gb, depois de instalado você pega e deleta o .cia do cartão (não precisa manter ele lá) e abre 500 mb!
      Ou seja se seu cartão é de 2 gb, a emuNAND come 1GB. sobra mais ou menos 800 mb, você nunca vai poder instalar um jogo de 500 mb porque ele gasta 1 gb para ser instalado, e depois que está instalado você apaga o cia do cartão ai sim ele gasta só os 500 mb do jogo!

      1,8 GB (cartão de memória padrão) - 1 GB: (emuNAND) = 0,8 GB ou 800 MB
      0,8 ou 800 MB (espaço restante do cartão) - 0,3 GB ou 300 MB (tamanho do jogo) = 0,5 GB ou 500 MB - 0,3 GB ou 300 MB (tamanho da .cia) = 0,2 (espaço final após instalação de uma cia de 300 MB)

      Excluir
    2. vlw parceiro entendi perfeitamente e mais uma vez parabens pelo tutorial show de bola^^

      Excluir
  77. Meu 3ds esta com versão 3.0.0-6U, oque eu faço?

    ResponderExcluir
  78. Fala, Bruno, muito bom seu tutorial! Bastante detalhado, mostra todos os passos e explica o que estamos fazendo... Segui ele e deu tudo certo, obrigado!

    Agora, será que consegue me tirar uma dúvida? Consigo através deste (ou outro) exploit rodar games de DS ou é limitado apenas a 3DS?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  79. Como faço pra desinstalar os cias depois de instalados com o title manager?

    ResponderExcluir
  80. ainda só rola ate 9.2 amigo? 9.9 ainda não saiu o downgrade?

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde amigo o meu 3DSXL estar na versão 7.1.0-14U consigo desbloquear pelo esse método.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use uma fita que atualize pro 9.2 no máximo!

      Excluir
    2. Boa tarde, Bruno nao tenho nenhum jogo para atualizar para essa versao, entao quer dizer que com esse metodo não consigo desbloquear o meu 3dsXL?

      Excluir
  82. Boa tarde, amigo. Muito bom esse tutorial.. Parabéns. Funcionou perfeitamente no meu 3DS XL - 6.0

    Agora eu tenho uma dúvida. Disse para um amigo meu e ele ficou louco.. Quer fazer também. Porém, ele tem um New 3DS 9.0. Será que funciona ou vai dar caô ? rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, isso é um privilégio, também tenho um New no 9.0. Tens algum amigo com um Gateway pra emprestar? Ou o jogo Cubic Ninja e Zelda Ocarina of Time?

      Excluir
    2. Infelizmente não. Os jogos tem que ser originais, né ? Até posso conseguir um Zelda,, mas não é o Ocarina of Time. A Link Between worlds não serve ?

      Po, sei que é arriscado, mas dá uma vontade de tentar só de saber que o New 3DS é 9.0. Rsrsrs

      Mas entendo as limitações.. :/

      Excluir
    3. Tem que ser originais, tenha pelo menos o Cubic Ninja, vê se você consegue um usado no Mercado Livre ou emprestado. No New o processo é um pouco diferente mas é seguro também! Não fiz o tutorial ainda pois poucos tem, e é um pouquinho mais chato de fazer. Não atualize esse New 3DS!! Em hipótese nenhuma!

      Excluir
    4. Hahaha! Pode deixar! Espero o seu tutorial para New 3DS então. Até!

      Excluir
  83. Boa tarde o meu tá na versão 4.1, será que da pra fazer alguma coisa?

    ResponderExcluir